Backup online – opções grátis que existem

Toda empresa precisa ter um backup dados. Se ela ainda não o tem corre sérios riscos de perder informações valiosas ou até mesmos vitais para o sucesso do negócio. Hoje além do backup tradicional, normalmente feito em fitas DAT armazenadas em outro local, estão surgindo mais e mais opções de backup online, que apresentam inúmeras vantagens. É sobre o backup online e as opções grátis que existem que iremos falar nesse artigo.

Necessidade do backup

Vírus, incêndios, inundações, etc.., são fatos que ocorrem e podem fazer uma empresa perder todas as informações armazenadas em seus computadores e servidores. Para evitar essa perda é necessário fazer backup das informações.

Mas só fazer o backup não basta – se a mídia de backup estiver no mesmo local onde ocorreu o incidente que resultou na perda de informações, é bastante provável que o backup também se perca. Por isso é fundamental não deixar a mídia com o backup no mesmo local físico.

O backup envolve necessariamente custos, não é de graça. Existem alternativas mais baratas e outras mais caras. Veremos algumas alternativas tradicionais de backup e depois focaremos no backup online, que por precisar apenas de uma conexão à internet pode ser a alternativa mais barata.

Alternativas para fazer o backup

Com o desenvolvimento tecnológico foram surgidos várias formas de fazer o backup de dados. As principais são (foram):

  • CD ou DVD: uma opção se você quiser fazer backup de apenas poucos arquivos e dados;
  • Disco rígido externo: seu PC ou servidor tem seu próprio disco rígido, mas você também pode adquirir outro que se conecta ao seu computador por USB. Um disco rígido externo permite que você mantenha uma cópia de todos os arquivos do seu computador, além de ser pequeno e portátil. A principal desvantagem é o tamanho relativamente pequenos dos discos rígidos externos disponíveis;
  • Unidade flash USB:  um pen drive pode ser uma alternativa se o volume de informações (dados) a ser armazenado é pequeno. Sua desvantagem evidente é a pequena quantidade de dados que podem ser armazenados
  • fitas DAT: é a forma mais comum de fazer backup em empresas que precisam armazenas um grande volume de dados. Centenas de gigabytes ou terabytes.

As alternativas acima são as formas tradicionais de se fazer backup de dados; algumas são adequadas apenas quando há poucos dados, outras podem atender um volume bem maior de dados.

O que nenhuma delas individualmente resolve é que o problema da mídia de backup não dever ficar armazenada no mesmo local físico dos computadores e servidores que contém os dados. É necessário encarregar alguém de fazer isso.

Uma outra alternativa que vem crescendo de importância no mercados é o backup online, que além de proteger os dados da empresa, resolve a questão de armazená-los em outros local físico.

Vantagens do backup online

Existem várias vantagens de se fazer o backup online. Não é preciso instalar nenhum hardware especial de backup, não é necessário ter uma pessoa para cuidar do processo e não é necessário se preocupar aonde e quem irá armazenas a mídia do backup em outro local físico.

Em resumo o backup online dá segurança e conforto, pois você sabe que há alguém cuidando dos seus dados.

Como o backup online depende apenas de uma conexão à internet e na prática grande parte das empresas já dispões de uma, o custo do backup online torna-se menor do que as demais alternativas.

Existem alternativas de backup online para usuários individuais e para pequenas empresas. Da mesma forma existem alternativas pagas e outras grátis. E sobre essas últimas que falaremos.

Backup online grátis

Existem inúmeras alternativas pagas de backup online. Para decidir entre elas, é necessário atentar se elas trabalham apenas com Windows, permitem fazer backup de múltiplos PCs e múltiplos usuários. Vale também verificar o espaço de armazenagem, suporte, se existe um controle administrativo através da internet em que seja permitido gerenciar todos os backups dos colaboradores da empresa, quanto tempo o arquivo de backup é mantido e se existe alguma ferramenta para verificar backups duplicados dos mesmos dados.

No entanto uma pequena empresa geralmente tem orçamentos apertados, por isso o ideal para elas é uma alternativa de backup online grátis. E existem 3 ótimas opções para isso: o Skydrive, da Microsoft e o Adrive e o Google Docs

Backup online grátis com o Skydrive

Skydrive, uma boa alternativa para o backup online grátisO Skydrive faz parte do pacote Windows Live da Microsoft e permite armazenar até 25 GB online. O Skydrive é grátis e para utilizá-lo basta ter uma conta do MSN (Live)

Em nossa opinião, junto com os programas SDEexplorer Base e Gladinet, o Skydrive é a melhor opção de backup online. o SDEexplorer cria um novo dispositivo no computador facilitando muito a consulta ao de backup online. Com ele não é necessário abrir um navegador para consultar os arquivos: basta acessar “Computador” e é possível ver as pastas de arquivos do Skydrive. Já o Gladinet mapeia o Skydrive e várias outras alternativas de backup online como um dispositivo de rede, permitindo configurar facilmente o processo de backup. Além disso também permite a consulta aos arquivos sem ser preciso abrir um navegador

Para se fazer o backup basta usar o assistente de backup do Windows ou algum programa de backup gratuito que você baixe da internet. O próprio Gladinet permite configurar o backup online.

No Skydrive é possível compartilhar alguns arquivos colocando-os na pasta pública

O trabalho para o departamento de TI da empresa é que é necessário fazer as configurações individualmente, máquinas por máquina, e criar contas no Windows Live.

Se você acha que 25 GB para fazer um backup online é pouco, basta se lembrar que cada conta no Windows Live tem direito a 25 GB e você pode criar quantas quiser desde que com endereços de e-mail diferentes. Ou seja, a capacidade de backup online do Skydrive torna-se na prática ilimitada, desde que você crie outras contas no Live quando precisar de mais 25 GB… Por isso achamos a melhor opção para o backup online !

Backup online grátis com o Adrive

Adrive é uma alternativa ao Skydrive que oferece 50 GB de espaço para backup online. Para fazer o backup online é necessário fazer o upload dos arquivos. Também é possível compartilhar arquivos colocando-os em um diretório próprio para esse fim.

A maior desvantagem do Adrive em relação ao Skydrive é que até o momento não existe nenhum programa gratuito (pagando o Adrive oferece essa opção) que mapeei o Adrive como um drive de rede para se configurar um backup automático. Se isso o processo de backup online depende do usuário e isso não é adequado em uma empresa.

Backup online grátis com o Google Docs

Embora bastante limitado em termo de capacidade (apenas 1GB) o Google Docs é uma outra alternativa de backup online. Ele torna-se particularmente vantajoso se forem arquivos de texto, planilhas, apresentações pois permite a edição online além de várias opções de compartilhamento e acesso.

Para configurar o backup online no Google Docs é preciso mapeá-lo como uma unidade de rede. Isso é feito usando Gladinet.

É possível aumentar a capacidade de armazenamento do Google Docs comprando gigabytes adicionais. Cada Gb adicional custa US$ 0,25 ao ano e são vendidos pacotes de 20 GB, 80 GB, 200 GB, 400 GB e 1 terabyte. Esse espaço de armazenamento adicional é compartilhado por todos os serviços do Google que utilizam armazenamento de dados, como o Picasa, por exemplo.

Originally posted 2011-01-16 17:00:31. Republished by Blog Post Promoter