Conhecendo o CRM SalesForce

Salesforce.com é uma aplicação de automação da força de vendas (automatizando as funções de vendas, tais como acompanhamento de pedidos e previsão de vendas) necessárias para um vendedor típico; a partir daí foi construído um negócio em torno de fazer essa aplicação disponível na Internet através de um browser.

A empresa expandiu-se encorajando o crescimento de um ecossistema de software em torno de seu conjunto de ferramentas de gestão de relacionamento com clientes (CRM – custom relationship management), o que levou outras empresas a integrarem seus aplicativos de negócios com os da Salesforce.com (ou construir componentes para adicionar à Salesforce.com) . Ela começou, por exemplo, a permitir que seus clientes mudem de guias e criarem seus próprios objetos de banco de dados. Em seguida, a empresa acrescentou o que chamou de AppExchange, que acrescentou interfaces de programação de aplicativos (APIs) para que terceiros fornecedores de software possam integrar seus aplicativos na plataforma Salesforce.com.

A maioria das aplicações AppExchange são como utilitários que embutem aplicativos. Muitos dos pacotes vendidos através do AppExchange são para rastreamento. Por exemplo, um rastreia informações sobre imóveis comerciais e residenciais; outra otimiza o processo de vendas para empresas de midia/ publicidade; um outro pacote analiza séries de dados de vendas.

A empresa Salesforce.com levou sua oferta um passo além, ao oferecer uma linguagem própria chamada Apex.  Apex é utilizada apenas dentro da plataforma Salesforce.com e permite aos usuários construir aplicações de negócios e gerenciar dados e processos. Um desenvolvedor pode usar Apex para mudar a forma como um aplicativo se apresenta.Na essência, a interface é como um serviço.

Com o advento do cloud computing, a Salesforce.com tem reunido estas ofertas para o que chama de Force.com, que fornece um conjunto de serviços comuns que seus parceiros e clientes podem usar para integrar em suas próprias aplicações. A Salesforce.com tem se tornado, dessa forma, uma vendedora de plataforma as a service (PassS). Entre as centenas de aplicações que rodam no Force.com, estão incluídos uma variedade de software de recursos humanos, financeiros, componentes de gerenciamento de cadeia de suprimentosfornecimento, estoque e risco. Assim como a Amazon atualmente é a pioneira entre os fornecedores de infra-estrutura como um Serviço, Salesforce.com é a pioneira entre os fornecedores de Software como um serviço (SaaS). No entanto, muitos vendedores estão agora fornecendo aplicações como um serviço. Isso se tornou uma opção popular para a venda de software.