Email marketing sem mailing list não dá

O email marketing é uma ferramenta útil e que alcança bons resultados em vendas. Tem uma taxa interna de retorno muito favorável. Até por isso surgem pessoas que acreditam que vão conseguir muitas vendas disparando e-mails a torto e a direito, comprando uma lista de e-mail ao invés de desenvolver sua própria mailing list. São essas as pessoas que tornam o email marketing spam e por isso tantas vezes injustamente criticado.

A realidade é que email marketing sem ter uma mailing list própria, de pessoas que previamente aceitarem o envio de mensagens, nada mais é do que o spam quem vem sendo cada vez mais combatido.

Assim daremos algumas dicas de como desenvolver sua mailing list e fazer email marketing e não spam

Não distribua os endereços da sua mailing list por aí…

Compartilhar algumas coisas pode ser muito bom mas com certeza é péssimo compartilhar sua mailing list com outras pessoas ou empresas.

Você tem que fazer com que  o seu cliente se sinta seguro ao  colocar  o e-mail  na lista da sua empresa . Ele tem que ter certeza de que o endereço eletrônico dele não vai sair da sua loja.

Por isso ajuda muito na formação da sua mailing list ter uma política de privacidade específica sobre isso.

Torne o cadastro na sua mailing list fácil e rápido

Tem muita gente que reclama do trabalho e tempo que dá desenvolver uma mailing list mas se esquecem de facilitar o processo de cadastro nela. Formulários literalmente escondidos, informações cadastrais solicitadas desnecessariamente, tudo isso torna difícil desenvolver uma mailing list.

Se você também trabalha com lojas físicas deixe fichas visíveis para os clientes se inscreverem nela e seus funcionários devem oferecer o cadastro.

Email marketing sem relevância é spam…

Agora que você já conseguiu criar sua mailing list não comece a mandar mensagens sem nenhuma relevância para as pessoas cadastradas. Em pouco tempo as pessoas irão pedir para que você retire o nome delas da sua mailing list ou simplesmente marcarão seu email marketing como spam – como alguns serviços de email marketing cobram por usuário cadastrado você pode acabar pagando bem mais caro para usuários que não recebem mais suas mensagens.

Uma forma de mostrar relevância, ou a menos incentivar as pessoas a lerem sua mensagem é oferecer brindes, mesmo que seja apenas um vídeo mostrando o o funcionamento das sua empresa ou as dúnvidas (e respostas) mais comuns para um determinado produto.

Veja o vídeo sobre o email marketing e a ética no envio – matéria do Jornal da Globo

Email marketing, mailing list e código de ética

Veja também esses artigos relacionados