Email marketing, uma importante e mal usada ferramenta de vendas

O email marketing vem se destacando com uma das ferramentas mais importantes para os empreendedores online como fator de geração de tráfego e, principalmente, de relacionamento com os clientes. Criar e enviar uma email newsletter, usando as técnicas corretas, pode alavancar o sucesso de um negócio na Internet As principais razões para a importância do email marketing são:

Agilidade: O e-mail é ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecle “enviar” dispara milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao email marketing normalmente é imediata;

Mensurabilidade: É fácil medir o retorno do email marketing. As estatísticas de seu site vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, quantas não desejam mais receber sua comunicação e diversas outras informações;

Interatividade: Um simples link no e-mail possibilita ao destinatário clicar e realizar uma ação como retornar uma resposta, visitar um site ou solicitar a sua exclusão da lista.

 EMail Marketing e SPAM

SPAM é o nome dado a prática, infelizmente muito comum, de enviar email marketing junto a destinatários que não o autorizaram . O spam é o mal uso do email marketing. Sem falar nas considerações éticas que por si só já justificariam a não utilização do spam, existem razões comerciais bem objetivas para que ele não seja feito. O retorno é baixo e a antipatia de quem recebe é grande para com a empresa. Apesar do baixo custo do email marketng, enviar spam pode causar prejuízos na imagem de uma empresa difíceis de serem medidos.

Email Marketing autorizado – Opt-in

Opt-in é a maneira como as pessoas consentem em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é que você está se dirigindo à pessoas que aoptaram por receber emails sobre o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out).

Newsletter: ferramenta fundamental do Email Marketing

Uma newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes através do email. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Mas lembre-se, a newsletter só é eficaz se trouxer alguma utilidade para as destinatários tais como informações de valor e, eventualmente, produtos em condições especiais.

Etapas na implantação do Email Marketing

Você pode optar por terceirizar o programa de email marketing, o que eliminaria muitas das etapas necessárias, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os seus clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são:

Montar a infra-estrutura. Criar formulários de entrada de dados no site para cadastrar os endereços de e-mail fornecidos, preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes deixarem o e-mail e muito importante, adquirir ou contratar um software especializado;

Montar as listas de emails. Nos Estados Unidos, são comuns empresas que fornecem listas de email opt-in, como a Aweber. No Brasil está se tornando mais comum essa prática mas cuidado: você dificilmente saberá se realmente trata-se de uma lista autorizada. O ideal é que você construa o seu próprio mailing, com os endereços de seus clientes e visitantes dos site. Anúncios em alguma newsletter com público semelhante ao seu, são uma boa forma de trazer visitantes que podem também se cadastrar em seu site.

Adquirir software de envio. Esse é um aspecto muito importante com o qual você não deve se descuidar. Para enviar um email, ou uma dúzia, qualquer programa de correio dá conta do recado, mas a medida que sua base de dados vai crescendo, e isso deverá ocorrer, começa a ser imprescindível um bom software. Ele deve ser capaz de enviar rapidamente milhares de e-mails sem dificuldade, possibilitar a manutenção dos dados sem grandes dificuldades, a inclusão e exclusão automática de assinantes da lista, além de um suporte confiável e atualizações freqüentes. Nossa recomendação aqui é: não hesite em investir algum dinheiro em um bom email software, pois isso vai lhe possibilitar um gerenciamento eficiente do programa e lhe poupar muita dor de cabeça e riscos desnecessários. Você pode baixar software de email marketing gratuito. Nada impede que sejam tão bons quanto os pagos mas avalie com cuidado.

Criar conteúdo de qualidade. Você pode utilizar sua base de dados para se manter em contato com seus clientes comunicando promoções e lançamentos de produtos ocasionais ou então, enviar uma “newsletter” periódica, com informações de interesse em sua área de atuação. Particularmente no caso da email newsletter, é importante se preocupar com a qualidade da informação. Procure fornecer conteúdo que de alguma forma possa gerar valor para o destinatário.

Acompanhar o email-marketing. É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de email marketing, acompanhar o crescimento de sua lista de e-mails e o retorno em termos de vendas. Não se esqueça de ouvir seus clientes e assinantes. Afinal, eles são a razão da existência de sua empresa.

Veja também esses artigos relacionados