Equilibrando o custo de armazenamento, velocidade e capacidade em uma tiered storage

Uma tiered storage economiza dinheiro colocando os dados menos acessados, não críticos, em camadas de armazenamento de menor custo; não é necessário armazenar dados (que podem até mesmo nunca serem usados) em mídias de alto desempenho (e mais caras).

O desempenho é melhorado porque os dados acessados ​​com freqüência são colocados no disco flash ou na camada com disco de alto desempenho e a configuração das camadas com discos flash e alto desempenho pode ser definida para maximizar o desempenho desses dados. Apesar de alto desempenho do flash ou do disco ser mais caro, como apenas uma pequena porcentagem do total de armazenamento é de alta performance, o custo total de storage acaba sendo reduzido.

A capacidade total deve crescer à medida que os requisitos de armazenamento aumentam. Felizmente, a maioria é de crescimento ocorre no disco de alta capacidade e níveis armazenamento de longo prazo porque a maioria dos dados adicionados são raramente ou nunca usados. Armazenar esses dados em discos menos caro de grande capacidade em camadas de arquivamento mantém o custo total de storage administrável.

clip_image002

No primeiro cenário, uma única camada com discos de alta performance foi utilizada para toda a organização. Enquanto isso pode fornecer acesso rápido para os dados, muito desses dados são raramente ou nunca utilizados; assim parte da velocidade de acesso é desnecessária. O custo médio é de aproximadamente US $ 15.000 por terabyte.

O segundo cenário representa uma implementação muito comum. Uma mistura de um disco de alto desempenho com 38% de capacidade de storage e um disco com os restantes 62% de capacidade de armazenamento secundário. Usar tecnologia RAID para criar camadas de alta performance e de armazenamento é comum e faz baixar o custo médio de aproximadamente US $ 8.000 por terabyte.

O terceiro cenário mostra uma implementação adequada de camadas usando memória flash, disco de alta performance de armazenamento principal, disco de capacidade de armazenamento secundário, e de fitas de armazenamento de longo prazo.Isso reduz o custo médio por terabyte para US $ 4.000.

Com a criação de níveis de armazenamento, os custos foram reduzidos em quase 75 %, de uma média de $ 15.000 por terabyte para US $ 4.000 por terabyte.Isso foi feito atendendo os requisitos de desempenho e capacidade – o que é um feito impressionante!