Máquina de cartão: como escolher a melhor

O uso de cartão de crédito já tem algumas décadas, mas só há poucos anos tornou-se acessível para o pequeno comerciante, vendedor ou prestador de serviços aceitar cartões de crédito e débito. Antes era necessário ter uma pessoa jurídica, pagar um aluguel mensal nada barato e taxas “salgadas” sobre as vendas para ter uma máquina de cartão.

Para piorar, havia pouquíssima concorrência, pois, o setor de pagamentos era dominado por duas grandes empresas, a VisaNet (hoje Cielo), que só trabalhava com cartões Visa, e a Redecard (atual Rede) que só aceitava cartões Mastercard. Para aceitar cartões Cisa e Mastercard era necessário ter máquinas diferentes é é claro, pagar o aluguel delas que não era nada barato. Não havia a opção de comprar a máquina como hoje acontece.

Quem começou a abrir o mercado e dar acesso às máquinas de cartão para os milhões de pequenas empresas e pessoas físicas que faturariam mais aceitando cartão de crédito e débito mas não tinham como bancar os custos anteriores para operá-las foi a PagSeguro, com a sua “moderninha”.

A moderninha do PagSeguro foi um sucesso de marketing tão grande que as novas máquinas de cartão que eram vendidas e não mais alugadas passaram a ser conhecidas como “moderninhas” mesmo que fossem de outras empresas.

foto da máquina moderninha do PagSeguro

A moderninha do PagSeguro foi a máquina que democratizou o recebimento de pagamentos por meio de cartão de crédito e débito

Parte desse sucesso deveu-se ao fato que o PagSeguro vendia as máquinas de cartão para o cliente ao invés de aluga-las. E a venda podia ser parcelada em 12 vezes sem juros resultando em um valor da parcela inferior ao do aluguel mensal das máquinas das três empresas tradicionais.

A concorrência reagiu, é claro. Hoje há uma grande quantidade de empresas que também vendem máquinas de cartão.

A concorrência reagiu, é claro. Hoje, qualquer pessoa física ou jurídica ou física, pode receber pagamento por cartão de crédito ou débito. Há tanta concorrência entre as empresas de maquininhas de cartão – em 2018 o número ultrapassou 50 delas – que é preciso estudar com atenção qual a máquina de cartão mais vantajosa antes de se decidir por uma. Algumas são melhores tecnicamente do que a Moderninha da PagSeguro. Outras cobram taxas mais baixas. Na verdade, é preciso saber como você usará a máquina de cartão e ver as taxas cobradas antes de se decidir por um modelo específico de umas várias empresas existentes.

E para ajudar você, pequeno empresário, vendedor, empreendedor ou prestador de serviços, a se decidir por uma máquina de cartão que fizemos esse estudo abrangente sobre o mercado.

A importância de usar uma máquina de cartão para vender

Qual a melhor máquina de cartão

Taxas da máquina de cartão

Máquina de cartão: os vários modelos existentes

Desconto na compra da máquina de cartão

 

Caso precise de mais ajuda, ligue para (21) 97619-2141.

Veja também esses artigos relacionados