Plano de negócios e a importância para o empreendedor

A utilização do Plano de Negócios é algo ainda incipiente no Brasil. Poucos empreendedores e empresas trabalham com essa metodologia. Na Europa e principalmente no Canadá e Estados Unidos, é uma ferramenta usual, habitualmente utilizada por empreendedores novos e antigos.

Como surgiu e por quê do plano de negócios

O Plano de Negócios é uma linguagem para descrever de forma completa o que é ou o que pretende ser uma empresa. A mesma pergunta:”O que é a sua empresa?”, induzia a diferentes respostas, dependendo de quem a dava: um banco, um fornecedor, um cliente, um grande distribuidor, um sócio em potencial, um investidor, etc. O distribuidor queria saber sobre a qualidade do seu produto e sua capacidade de produção; o fornecedor sobre sua tradição e capacidade em honrar dívidas; um sócio queria saber sobre o futuro do negócio; mas o investidor, seja banco, seja capitalista de risco, quer saber sempre sobre tudo o que se relacione com a empresa, em seu conjunto. Passado, presente, futuro, qual é a competência de quem a dirige, qual é o potencial de mercado, a lucratividade, etc. Surgiu então um documento completo, o Plano de Negócios, que dá todas as respostas sobre a empresa.

Mas o principal usuário do Plano de é o próprio empreendedor, que está diante deuma ferramenta que o faz mergulhar proundamente na análise de seu negócio, diminuindo sua taxa de risco e subsidiando suas decisões, que podem até ser de não abrir uma empresa, ou de não lançar um novo produto.

Mas o que é, em detalhes, um Plano de Negócios

  • É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos;
  • Descreve um negócio: os motivos da existência da oportunidade de negócio, como o empreendedor pretende agarrá-la e como gerenciar os recursos para aproveitá-la;
  • É mais um processo do que um produto. É dinâmico, vivo, e deve ser sempre atualizado;
  • Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição. O Plano de Negócios pode indicar que o empeendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o empreendimento é irreal, que existem obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento deva ser adiado.
  • É um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, incubadoras, clientes, fornecedores, bancos, etc.;
  • E um instrumento para a obtenção de financiamentos, empréstimos, de persuasão de novos sócios, de controle interno, de integração da equipe e envolvimento dos empregados e colaboradores.

Porque fazer o Plano de Negócios

  • A taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada nos três anos seguintes à sua criação: cerca de 90% no Brasil. As causas podem ser atribuídas, em grande parte, ao lançamento prematuro do novo produto ou serviço;
  • Alguns empreendedores são, sem dúvida, bons técnicos, mas, dentre eles, alguns não conhecem bem o mercado, a gestão financeira ou administrativa, as leis ou o ambiente sócio-econômico. Para elaborar o Plano de Negócios, exigem-se conhecimentos sobre o setor do negócio e o contexto mercadológico, bem como percepção gerencial e habilidade em lidar com assuntos técnicos e legais, em diversas áreas, e em vencer barreiras no relacionamento interpessoal. Para a elaboração do Plano de Negócios é necessário que as idéias estejam claras e que todos os envolvidos estejam de acordo.

Quais são os “clientes” do Plano de Negócios?

  • O próprio empreendedor;
  • Sócios e empregados;
  • Sócios em potencial;
  • Parceiros em potencial (distribuidores, representantes);
  • Ó rgãos governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de risco (para obtenção de recursos de qualquer fonte);
  • Grandes clientes atacadistas, distribuidores;
  • Franqueados

Originally posted 2010-04-04 19:32:33. Republished by Blog Post Promoter