Storage SAN

Uma storage SAN é uma coleção de computadores e dispositivos de armazenamento, conectados por uma rede ótica de alta velocidade e dedicados à tarefa de armazenar e proteger dados. Resumindo, uma SAN é usada para armazenar e proteger dados.

Uma SAN usa os protocolos SCSI (Small Computer Storage Interconnect) and FC (Fibre Channel – “fibra ótica”) para pegar os dados de uma rede e armazená-los diretamente em disco.

Hoje as redes de alta velocidade geralmente são feitas de cabos de fibra ótica e switches que utilizam a luz para transmitir dados com um protocolo de conexão chamado de Fibre Chanel (um protocolo é um conjunto de regras utilizadas por equipamentos de computação  como se fosse uma linguagem de comunicação comum).Cada vez mais o protocolo IP e a própria Internet estão sendo usadas como a rede de uma SAN.

Usar uma rede para criar uma área de storage compartilhada é o que faz uma SAN diferente. A SAN move dados entre vários dispositivos de armazenamento, permitindo compartilhá-los entre diferentes servidores, fornecendo um meio rápido de conexão para back-up, restauração (“restoring”), arquivamento (”archiving”)  e recuperação (“restore”) de dados.

Os dispositivos de uma SAN são normalmente colocados juntos em um ambiente embora também possam ser conectados através de longas distâncias – tornando as SANs bastante úteis para grandes companhias com várias filiais.

Muitos dos componentes atuais de uma SAN são bem próximos do conceito de “plug-and-play”. Para criar uma SAN simples, são conectados todos os dispositivos  com cabos e ela está literalmente pronta. Para SANs maiores, a montagem pode ser muito mais complexa.

Um esquema de uma storage SAN
Um esquema de uma storage SAN