Categorização de dados em uma tiered storage

Como os dados são classificados em camadas pode variar conforme a implementação. Diferentes tecnologias podem determinar a classificação de dados e o nível de armazenamento correspondente. Além disso, como dados mudam de classificação, tal mudança precisa ser reconhecida e os dados migrados para a camada de armazenamento apropriado.

Existem diferentes metodologias para hierarquizar os dados, e cada uma corresponde a uma tecnologia. Em geral o fator de diferenciação é se o aplicativo está ciente da exigência de hierarquização e toma decisões relativas a ela, ou ele desconhece a existência das camadas de armazenamento.

Aplicação ciente da tiered storage

O melhor exemplo de aplicação ciente de uma tiered storage é um banco de dados configurado para particionar dados. Nesta configuração, o banco de dados é o aplicativo que está ciente da hierarquização em camadas. Dados dentro de um banco de dados são armazenados em tabelas que são estruturas lógicas. A cada tabela é atribuída uma estrutura física, que corresponde a um ou mais arquivos de dados localizados em um meio de armazenamento. A medida que os dados são criados, eles são inseridos na tabela lógica que salva-os para arquivos de dados em um dispositivo de storage.

O particionamento permite que as tabelas sejam divididas em segmentos menores com base nas características específicas dos dados. Uma característica comum na partição dos dados é a data de criação, que reflete com precisão a idade deles.

Storage tiering é conseguido através da colocação de novas partições de dados em flash ou em camadas com discos de alto desempenho. Partições de dados mais antigos são colocadas em discos de capacidade de armazenamento secundário ou dispositivos de armazenamento de longo prazo. O movimento das partições dos níveis mais rápidos para os discos secundários é determinados pelo Administrador de banco de dados (DBA).

A gestão dos níveis de armazenamento é realizado pelo software de banco de dados; assim é uma aplicação ciente do armazenamento hierarquizado.

Aplicação não ciente da tiered storage

Quando as camadas de armazenamento não são explicitamente implementadas pela aplicação, diz-se que ela é uma aplicação transparente. Nestes casos, as camadas de armazenamento ainda ocorrem, mas a aplicação não tem conhecimento de hierarquização dos dados e não a gerencia.

O gerenciamento de arquivos de dados, blocos, bytes, leitura e escrita desses objetos em um meio físico de armazenamento como um disco é administrado pelo sistema de arquivos. Quando um aplicativo emite um I /O (Input/Output) e pede para ler ou gravar dados em disco, é o sistema de arquivos que realiza a atividade em nome da aplicação.

Sistemas de arquivos com softwares especializados automaticamente hierarquizam os dados em uma camada e gravam-nos no local adequado.Com o passar do tempo, o software move os dados para uma camada mais apropriado. O storage tiering ocorre sem que a aplicação fique sabendo, tornando a hierarquização transparente para ela.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: