Ideia e Criatividade dos funcionários aumentam com blogs pessoais

Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam é como estimular um ambiente que funcionário usem sua criatividade e forneçam ideias que ajudem a aumentar o resultado. A empresa precisa de ideias criativas porém sua estrutura burocrática/ hierárquica solapa a criatividade.

Na grande maioria das empresas, quando um funcionário tem uma ideia interessante para propor ele a leva ao chefe que, com raras exceções, responde com algo parecido: "volte ao trabalho". Ideias que poderiam ser muito proveitosas acabam sendo perdidas dessa forma e pior, ocorre um desestímulo generalizado a proposição de novas ideias.

Uma solução para evitar que as ideias sejam exterminadas logo na origem é criar blogs em que as pessoas possam expor sua ideias sem qualquer tipo de censura por parte de chefes imediatos ou da direção. O que é considerado uma boa ideia ou não é julgado por todos na empresa e não por um chefe que pode estar mais preocupado em cumprir uma meta de curto prazo do que levar a frente uma ideia que dê melhores resultados no médio e longo prazo.

Essa não é uma solução inteiramente nova – na verdade é um dos motivos que contribui para que o Google seja uma usina de inovações sem precedentes…

Você pode estimulara a criatividade e as ideias de seus funcionarios instalando blogs livres de censura para elesBlogs estimulando criatividade e ideias – o exemplo do Google

Quando o Google adquiriu o Blogger em setembro de 2003, imediatamente o instalou na sua intranet. Rapidamente centenas de funcionários do Google criaram blogs pessoais e profissionais dedicados a projetos, ideias, etc. Essa profusão de blogs ajudou aos outros funcionários do Google a acompanharem tendências, competidores, potenciais parceiros, novos desenvolvimentos, etc.

A grande vantagem dos blogs sobre instrumentos tradicionais de informações disponibilizados pelas empresas é que eles transmitem informações sem intervenção da gerência (pelo menos a ideia deve ser essa) e as informações podem ser disponibilizadas facilmente para pessoas de outros departamentos e níveis hierárquicos, sem precisar "vencer" hierarquias ou "panelinhas" departamentais.

 

Alguns dos benefícios que o Google teve com a implementação de blogs para seus funcionários foram:

  • economia de tempo: ao invés de participar de intermináveis reuniões e fazer pesquisas para encontrar informações necessárias, os funcionários encontravam-nas bem mais fácil em blogs de seus colegas e melhor poderiam assinar tais blogs para que fossem informados a cada novo artigo publicado;
  • informação concentrada: como os blogs reúnem pessoas com mesmos interesses, a informação se torna de muito focada e de alta qualidade;
  • sem regras: quase todas as ferramentas organizacionais voltadas para administração de projetos necessitam de regras para funcionar. Os blogs não. As pessoas que pertencem a um blog podem fazer sua próprias regras e isso torna a execução de projetos bem mais rápida

 

Requisitos para os blogs pessoais gerarem ideias na sua empresa

A cultura organizacional do Google guarda traços muitos próprios que contribuem para o enorme sucesso dos blogs internos. Embora poucas (ou nenhuma) empresa do mundo tenha cultura semelhante, os blogs também funcionam desde que:

  • a gerência não interfira sobre o que é publicado*;
  • a gerência não censure ou advirta um funcionário sobre algum conteúdo publicado;
  • todos tenham acesso aos blogs;
  • todos possam colocar suas opiniões;
  • ninguém seja censurado por suas opiniões*

Se a sua empresa não puder garantir as condições acima não serão os blogs que estimularão a criatividade e a geração de ideias. Provavelmente seria muito mais útil fazer um trabalho de desenvolvimento organizacional primeiro de modo a mudar a cultura para uma mais aberta.

*Salvo casos óbvios como racismo, discriminação, homofobia, preconceitos sexuais. Aliás uma pessoa dessas deveria estar trabalhando em sua empresa ?

 

Como no mundo da gerência e do management nenhuma oportunidade que possa render dinheiro através de consultorias, palestras e vendas de livros é desperdiçada, o Consultor Gary Hamel já está embarcando no campo de como gerir as empresas em tempos de internet

Antes de gastar dinheiro com as "incríveis e revolucionárias" ideias de Hamel vale a pena dar uma olhada no livro abaixo, The Google Way, em que mostra uma empresa em que essas ideias foram implementadas e dão certo !

 

Mais sobre os blogs no Google e sobre a Cultura do Google você pode ler em:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: