PABX IP, uma solução cada vez mais barata no lugar das antigas centrais telefônicas

Uma das características do crescimento de uma empresa é a necessidade que ela passa a ter de adotar um sistema de PABX ou central telefônicas, como ainda é muito conhecido.

E nessas horas que a empresa deveria começar a se preocupar em gastar algumas milhares de reais (podendo chegar a dezenas…) entre compra de equipamentos e a instalação deles.

Hoje em dia uma solução que até pouco tempo atrás era muito cara está se tornando acessível e na verdade em alguns casos pode ser mais barata do que o antigo sistema de PABX. Trata-se do PABX IP, um sistema de PABX que usa a estrutura de rede que a empresa já tiver, inclusive sem fio, eliminado o emaranhado de cabos telefônicos necessários em uma instalação tradicional.

Para quem usa um sistema VOIP compreender o PABX IP é muito fácil

A instalação de um PABX IP

Um sistema PABX IP é composto de um ou mais telefones SIP, um servidor PABX IP e opcionalmente um gateway VoIP para conexão com as linhas da rede pública existentes. O servidor PABX IP funciona de forma similar a um servidor proxy: os clientes SIP registram-se no servidor PABX IP, e quando desejam fazer uma chamada solicitam ao PABX IP estabelecer a conexão. O PABX IP tem um diretório de todos os telefones e usuários e seus endereços SIP, permitindo conectar uma chamada interna ou rotear uma chamada externa, tanto por um gateway VoIP

A instalação e configuração do PABX IP é muito mais fácil do que um sistema de telefonia proprietário. A interface de configuração é feita em um browser de internet (tipo o Explorer, por exemplo)  e permite fazer ajustes de maneira amigável. Além de evitar o emaranhado de fios de rede da telefonia tradicional, uma vez que permite a conexão de aparelhos telefônicos IP diretamente a uma porta padrão da rede de computadores e softphones (programas que simulam um telefone no computador ou celular com WI-FI).

Por bastar estar conectado na rede da empresa, localmente ou via internet, o PABX IP permite uma mobilidade sem precedentes pois os usuários são capazes de fazer atendimentos remotos de chamadas da mesma forma que fariam se estivessem em seus escritórios.

Para empresas que possuem filiais em outras localidades, pois é possível fazer ligações telefônicas gratuitas entre elas bastando apenas estar conectado a Internet.

Existem vários fornecedores de equipamento PABX IP pois eles são baseados no padrão aberto SIP. É possível combinar aparelhos telefônicos IP SIP, softphones, gateways, etc.

 

E minha linha de telefone antiga ?

O PABX IP é capaz de se conectar as linhas tradicionais da Rede Pública via gateways opcionais. Ou seja você pode fazer ligações tradicionais ou pela Internet, utilizando a que for mais conveniente.

 

Como testar um sistema de PABX IP –o Trixbox

A melhor forma de constatar o poder e a economia que um sistema de PABX IP oferecem é instalar um. Pode ser feito gratuitamente, apenas sendo necessário configurá-lo. Para fazer isso usa-se o Trixbox, instalado em apenas em apenas 20 minutos, incluindo o Linux, o Asterisk e todas as bibliotecas necessárias, além de uma interface Web para configurar, gerenciar e administrar o Servidor Asterisk.

Depois de instalado, você terá um PABX IP totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com as suas necessidades. É uma excelente opção para quem deseja implementar uma solução VoIP de maneira muito simples e com custo baixíssimo, mas com grandes funcionalidades.

Componentes necessários para instalação do PABX IP Trixbox

  • Um servidor com o Trixbox instalado;
  • Os ramais (softfones ou equipamentos VoIP);
  • Uma conta VoIP para ligar para qualquer telefone fixo ou celular (opcional);
  • Portas FXS, FXO ou E1 para interligar-se com a telefonia fixa/celular ou com um PABX analógico (opcional);
  • Um acesso à Internet de boa qualidade (banda larga ou link dedicado) para as ligações VoIP.

Clique aqui para ver todo o procedimento de instalação do Trixbox