Software anti spam? Não precisa, use um alias de e-mail

Sabe aquele arquivo em formato pdf super interessante que você viu em um site da Internet mas que pede seu e-mail para que você possa baixá-lo? Ou então a obrigação de cadastrar seu e-mail em alguns sites para acessar certas áreas? Ou simplesmente  informar seu e-mail para baixar um arquivo de alguns sites de upload? Pois bem, é quase certo que eles estão pedindo seu e-mail para ficar enviando newsletters, boletins informativos, “ofertas incríveis”, novidades, etc… Ou sejam SPAM !

Se fosse apenas um ou outro site que pedisse seu e-mail até era aceitável mas a realidade é que são incontáveis os sites que o pedem, pelos mais variados motivos. Quase todos enviarão spam para você no final das contas. A situação tornou-se tão absurda que algumas pessoas podem ficar mais de meia hora apagando mensagens indesejadas quando acessam suas caixas postais.

Todo esse absurdo dos spams representa uma grande oportunidade para empresas que desenvolvem software anti spam. Barracuda anti spam, Symantec anti spam, Postini, etc. Todas elas oferecem bons softwares para evitar o recebimento de spam. Mas qualidade tem preço e, por exemplo, no caso do Postini, uma solução completa pode custar US$ 45,00 por usuário anualmente. É claro existem soluções gratuitas anti spam mas a grande maioria delas deixa muito a desejar em termos de rapidez na atualização dos filtros anti spam.

Utilizando um recurso que grande parte dos provedores de e-mail disponibiliza, você pode evitar de receber uma enorme quantidade de spam sem precisar evitar de fornecê-lo. Esse recurso é o alias de e-mail.

O alias de e-mail nada mais é que um outro e-mail que entregará mensagens na sua caixa postal verdadeira. Ou se preferir, um e-mail falso que entrega as mensagens na sua caixa postal. Se você precisa fornecer um e-mail e receber um confirmação na sua caixa postal, com um alias você irá receber a confirmação sem fornecer seu e-mail verdadeiro – depois você pode apagar o alias e nunca irá receber spam no seu endereço de e-mail verdadeiro.

A grande vantagem do alias de e-mail é que você pode criar e apagar quando quiser, sem nunca revelar seu e-mail verdadeiro.

Dando um exemplo:

Como dissemos antes, você pode criar quantos alias de e-mail quiser, até mesmo um para cada site que ache que vai enviar spams no futuro.

Em grande parte dos provedores de e-mail a criação de alias é grátis. Se o seu não suportar, considere seriamente passa a usar um novo provedor.

Criação de alias de e-mail com o Google Apps para evitar spam

Se você usa o Google Apps para receber e-mails do seu próprio domínio, a criação de um alias de e-mail é bem simples. Basta ir em Organização e usuários,

image

clicar no nome do usuário desejado para criar um alias e na tela que irá abrir clicar em Adicionar apelido;

image

aí é só usar a criatividade para criar um alias, que numa tradução do inglês, significa “apelido” ou “nome falso”.

Se você não conhece, veja as vantagens de ter um domínio próprio e usar o Google Apps.

Criação de alias de e-mail com o Windows Live para evitar spam

O Windows Live da Microsoft também permite a criação de alias. Para criar um, clique na seta do lado do seu nome de usuário e depois em contas.

image

Na tela que irá abrir clique em ids vinculados e crie seu alias de e-mail.

image

 

Essa é uma solução gratuita para resguardar seu endereço de e-mail original sem gastar uma fortuna com software anti spam !