Storage SAN: sua organização precisa de uma?

Embora as storgaes SAN ofereçam muitas vantagens elas não são adequadas para todas as organizações.

Em uma organização pequena, com poucos computadores, usar uma SAN provavelmente será um desperdício. Dificilmente os benefícios pagarão os custos para a montagem da SAN.

No entanto, quanto mais servidores existirem em uma organização – e consequentemente mais dados para serem armazenados – mais benefícios existiram para se utilizar uma SAN. Segundo a Regra dos 16 (“The rule of 16”), se uma organização tem 16 ou menos servidores usar uma SAN não compensa – ela pode se beneficiar usando uma solução menos cara baseada em storage NAS ou iSCSI. Já se a organização usa 16 servidores, ou servidores que rodam grandes bancos de dados, o SAN se torna uma possibilidade para ela. Se forem centenas de servidores, usar uma SAN provavelmente irá reduzir o custo de gerenciar os dados.

Alguns tipos de servidores, hardware e software que podem ser incluídos em uma SAN:

  • Servidores de banco de dados: Oracle, Sybase, DB2 e outros bancos de dados tornam-se muito mais eficientes usando os discos muito mais rápidos de uma SAN;
  • Servidores de arquivos: usar uma SAN para armazenar arquivos Windows ou Linux permite que os recursos de armazenamento sejam expandidos de forma rápida.
  • Servidores de backup: fazer o backup de dados através de uma SAN é muito mais rápido do que fazê-lo através de uma LAN
  • Soluções de vídeo e voz: necessitam de uma grande quantidade de espaço de armazenamento, a “praia” das storages SAN;

Por outro lado, certos servidores não devem ser incluídos em uma SAN, já que o seu armazenamento funciona melhor quando incluído dentro dos seus próprios discos:

  • Web servers: geralmente os dados de tais servidores estão armazenados em servidores de bancos de dados, que são muito melhores candidatos para uma SAN;
  • Computadores desktop:  normalmente estão conectados a servidores corporativos para aplicações que precisam de alta performance – tais servidores são melhores candidatos para uma SAN
  • Servidores que precisam de pequena capacidade de armazenamento de dados: armazenamento interno é mais barato do que armazenamento em uma SAN para pequenos volumes de dados.
  • Servidores que compartilham arquivos: tais servidores funcionarão melhores se conectados a uma storage NAS – tais tipos de servidores armazenam e transferem dados na forma de arquivos e não como blocos de dados, por isso não precisam do protocolo “Fibre Channel” usado em uma SAN.